RIO JAPARATUBA: Iniciativa de Ana Lúcia identificará desafios e perspectivas em expedição

17/03/2015 00:22

Ação sugerida pelo mandato da deputada Ana Lúcia contará com o apoio do Fórum Poder Popular


Está sendo planejada para acontecer em breve a 3º Expedição Rio Japaratuba, ação ambiental proposta pelo mandato popular da deputada estadual Ana Lúcia (PT/SE) e contará com a participação do Fórum Poder Popular e será documentado pela Rede Pirambu de Comunicação Alternativa, que disponibilizará cobertura em tempo real.

A ação consiste em identificar as agressões ao "rio de muitas voltas” (na linguagem tupi-guarani), maior patrimônio natural de 18 municípios sergipanos, na porção "Baixo Japaratuba", no sentido jusante/montante no trecho compreendido entre o encontro com o Oceano Atlântico (Pirambu/Barra dos Coqueiros), adentrando na parte navegável do Rio das Pedras (leito natural do Japaratuba) a foz do Rio Siriri (Santo Amaro/Carmópolis/Pirambu).

Para esta ação serão convidados o presidente da ADEMA, Almeida Lima, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, colônias de pescadores, entre outras representações do poder público (em todas as suas esferas - Judiciário,  Executivo e Legislativo),  sociedade civil e usuários da água.

Os objetivos, programa e dinâmica da ação serão construídos (aberto a sugestões) e socializados com os atores sociais convidados a este ato de protagonismo ambiental na calha principal da única bacia genuinamente sergipana.

A 1ª Expedição ao Rio Japaratuba foi realizada em 2006 durante o Seminário "Manguezais - Importância e Preservação",  promovido pela Organização Sócio-Ambiental Vale do Japaratuba (SOS Rio Japaratuba) e a 2ª Expedição em 2009 promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ).

Além da qualidade da água,  questões hidrológicas,  geomorfológicas, antropológicas, historico-geograficas e sociais serão observadas e a luz do olhar poli-cientifico estabelecer um diagnóstico (identificar as agressões ambientais) e indicar os prognósticos para este trecho de cerca 20 km do "Velho Japa".

A presença da deputada Ana Lúcia nas lutas ambientais de Sergipe antecede sua chegada a Assembléia Legislativa em 2002. Mas se ampliaram a partir de sua ação parlamentar, sendo dela o maior volume de propositura com a temática ambiental desde então

Em Pirambu, no Vale do Japaratuba e especificamente no Abraço a causa do rio tem sido uma constante, sendo esta uma bandeira do mandato que se renovou em 2006, 2010 e 2014

Atualmente está empenhada na reativação da Frente Parlamentar Ambientalista de Sergipe, que trata no parlamento estadual das questões ambientais em conjunto com as representações da sociedade civil.


por RPCA